Quanto valoriza um imóvel na planta?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Quanto-a-construtora-pode-reter-em-caso-de-distrato

A pergunta sobre quanto valoriza um imóvel na planta é algo comum no mercado imobiliário. Muitas pessoas que se interessam por uma transação como essa têm o intuito de revender o apartamento no futuro. Por isso, a informação deve ser conhecida previamente para saber se há, de fato, um potencial de bom negócio.

 

Continue lendo a matéria e confira quanto valoriza um imóvel na planta.

 

Quanto valoriza um imóvel na planta?

A compra de uma casa ou de um apartamento é um sonho para muitas pessoas. Sua realização demanda um montante significativo de recursos, motivo pelo qual é preciso avaliar bem as opções.

 

Alguns compradores buscam essa transação pensando em sua valorização. E quanto valoriza um imóvel na planta? Muitos especialistas dizem que a espera pelo imóvel compensa: a valorização do empreendimento concluído varia entre 20% e 50%.

 

Estima-se também que, no decorrer dos anos, o imóvel possa valer mais do que a quantia investida quando estiver pronto. Por isso, para muitos, comprar um imóvel na planta é uma ótima opção. Principalmente para quem não tem pressa de se mudar ou deseja revender o imóvel no futuro.

 

Quais fatores interferem na valorização?

Quando nos perguntamos quanto valoriza um imóvel na planta, devemos considerar os fatores que interferem nessa valorização. Se ela está entre 20% e 50%, certamente há mais vantagem quando o comprador consegue reunir todos os fatores. Veja a seguir quais são eles:

 

Localização

Um imóvel bem localizado é, sem dúvidas, mais valorizado. Por isso, quando pensamos em quanto valoriza um imóvel na planta, devemos considerar sua localização. Há alguns pontos fundamentais que indicam que aquele bairro é um local com bom potencial de valorização. São eles:

 

  • Acessibilidade: a proximidade do imóvel com transporte público, pontos de táxi, avenidas principais e marginais facilita o deslocamento na cidade.
  • Comércio e serviços: uma boa infraestrutura de supermercados, bancos, farmácias, instituições de ensino, locais para prática de lazer e outras facilidades – tudo isso valoriza o imóvel e a rotina de seus ocupantes.
  • Segurança: em cidades grandes, principalmente, a segurança é primordial para quem busca um apartamento, pois garante qualidade de vida e bem-estar da família.

 

Plantas inteligentes

O projeto de arquitetura é um fator que influencia bastante no quanto valoriza um imóvel na planta. Uma planta inteligente é aquela que permite ao comprador fazer modificações na planta básica. Assim, ele pode personalizar o imóvel conforme suas necessidades e seus desejos.

 

Sua família é adepta de cozinhar em casa? Uma planta inteligente seria aquela que permite adaptar os espaços de cozinha e sala para que sejam integrados. Quem prefere receber amigos e familiares com frequência pode optar por uma sala maior.

 

Vagas de garagem

A mobilidade é um tema sensível em nosso país, motivo pelo qual muitos não abrem mão de ter veículo próprio. Ainda que tenha ocorrido a popularização dos aplicativos de motorista, ter um carro é sinônimo de conforto e praticidade.

 

Por isso, as vagas de garagem são importantes quando pensamos em quanto valoriza um imóvel na planta. Afinal, em alguns condomínios, é possível inclusive fazer a locação da vaga.

 

Estrutura do condomínio

A estrutura do condomínio em que o imóvel está inserido é muito importante para sua valorização. Isso acontece por alguns motivos.

 

O primeiro deles é que uma boa estrutura traz mais qualidade de vida para os moradores. Essa estrutura pode incluir, entre outros espaços, áreas de lazer e de convivência:

 

  • playgrounds;
  • piscinas;
  • academia;
  • área gourmet.

 

Ela também é mais atraente para famílias com crianças, porque permite desfrutar das instalações com mais tranquilidade.

 

Outro motivo é a divisão dos custos. Em geral, condomínios com boa estrutura tendem a ter uma taxa condominial mais alta. No entanto, empreendimentos recentes têm grande preocupação em viabilizar essa taxa a partir do número de unidades. Então, um condomínio atual pode apresentar excelente infraestrutura, mas com ótimo custo-benefício.

 

Assim, quanto valoriza um imóvel na planta? Há diversos fatores que influenciam na valorização, como localização e estrutura do condomínio. No entanto, esse não é o único ponto que deve ser analisado na hora de comprar. 

A documentação do imóvel pode trazer “armadilhas” para o consumidor, e um advogado especialista pode evitar conflitos futuros. Converse conosco.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp