Quanto custa um apartamento na planta?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
quanto-custa-um-apartamento-na-planta

Você sabe quanto custa um apartamento na planta? Certamente não, porque são inúmeras as respostas a essa pergunta. A precificação de um imóvel depende de uma série de fatores, que vão desde a localização até a forma de pagamento.

 

Veja a seguir quanto custa um apartamento na planta.

 

Quanto custa um apartamento na planta?

O valor de um apartamento na planta é extremamente variável. Você pode encontrar imóveis de R$ 200 mil e de R$ 800 mil. Por isso, é difícil precisar quanto custa um apartamento na planta.

 

A pergunta certa seria o que interfere no valor de um imóvel. A seguir, pontuamos os principais critérios que as incorporadoras utilizam para saber quanto custa um apartamento na planta.

 

Localização do imóvel

Um ponto que tem grande influência no valor do apartamento na planta é sua localização. Os pontos de localidade que podem valorizar o imóvel são:

 

  • Lazer e infraestrutura na região: proximidade com equipamentos públicos e estabelecimentos privados que facilitam a vida e dão mais qualidade de vida ao proprietário.
  • Local: um imóvel funcional tem proximidade com o trabalho ou com outros locais frequentados na rotina dos ocupantes.
  • Opções de transporte público: proximidade com pontos de ônibus e estações de metrô.
  • Segurança: região segura, bem iluminada e com baixo índice de criminalidade.
  • Vizinhança: vizinhos tranquilos deixam seu local mais cômodo e confortável.

 

Quanto custa um apartamento na planta que atende a todos esses critérios? Certamente, bem mais do que um imóvel localizado em bairros afastados do centro de uma cidade, que não têm infraestrutura. 

 

Características do imóvel

Outro critério que interfere na precificação de um imóvel são suas características. Neste ponto, para você entender quanto custa um apartamento na planta, procure documentos que trazem descrições do imóvel.

 

 

Esses documentos dão uma boa ideia da qualidade dos produtos. Além disso, a maquete é um instrumento muito importante. Nela, você consegue ter uma visualização do empreendimento.

 

  • Posição do sol.
  • Vagas de garagem.
  • Metragem.
  • Número de cômodos.
  • Estrutura do condomínio.
  • Vista do imóvel.

 

São mais alguns pontos que também podem aumentar o preço de um apartamento na planta.

 

Formas de pagamento

Quanto custa um apartamento na planta? Depende da forma de pagamento. O planejamento financeiro para a aquisição deve ser feito, inclusive, considerando a modalidade escolhida.

 

Certamente, quem consegue realizar o pagamento à vista obtém um bom desconto, o que diminuirá o valor do imóvel. Mas essa não é a situação mais comum no Brasil. É raro encontrar uma pessoa que consegue juntar o valor total para pagamento à vista.

 

Por aqui, o mais comum é dar uma entrada e parcelar o restante. No caso do imóvel na planta, o comprador pode diluir a entrada nos meses de construção do empreendimento (entre 12 e 36 meses, normalmente). O restante do valor será objeto de financiamento imobiliário junto a bancos ou à própria construtora.

 

E quanto custa um apartamento na planta em caso de financiamento? Certamente, mais caro do que o valor pago à vista. Isso porque há cobrança de juros fixados pelo financiador sobre as parcelas. Então, dependendo da taxa de juros, você pode chegar a gastar bastante dinheiro. Mais um motivo para fazer diversas simulações de financiamento para se planejar.

 

Por fim, vale destacar também a possibilidade de realizar um consórcio imobiliário. Apesar de não ter cobrança de juros, há outras taxas – como fundo de reserva, seguro e administração, que podem encarecer o imóvel.

 

Para saber quanto custa um apartamento na planta, o interessado deve conhecer os fatores que influenciam na formação do preço. E, claro, considerar que a incorporadora colocará sua parcela de lucro embutida no valor.

Está com dúvidas sobre seu contrato de compra e venda de imóvel? Fale conosco!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp