Quando falamos em imóvel na planta, pensamos em vender um imóvel mais valorizado ou em ter um apartamento personalizado. Mas quais são as desvantagens de comprar imóvel na planta? Elas existem?
Sim. E as desvantagens de comprar imóvel na planta são muito relevantes. Confira!
Desvantagens de comprar imóvel na planta
Atraso na obra, que prejudica a mudança planejada
Ao considerarmos as desvantagens de comprar imóvel na planta, a primeira coisa que vem à cabeça é o atraso na obra. Isso é tão comum na construção civil que a própria lei prevê uma “tolerância” de 6 meses de atraso. É claro que construtoras consolidadas buscam concluir suas obras no tempo previsto, mas há questões que fogem do controle delas.
É o caso de condições climáticas desfavoráveis que causam atrasos maiores do que o previsto. Nessas situações, realmente não há muito a ser feito. Porém, há também atrasos nas obras que se dão por incapacidade da construtora de gerenciar a obra.
De qualquer maneira, se o atraso superar os 6 meses de tolerância, a construtora é obrigada a pagar multa aos compradores.
Mesmo com a multa, o prejuízo aos compradores pode ser ainda maior se eles já tiverem planejado uma mudança, por exemplo. Nesse caso, poderiam cobrar da construtora eventuais valores gastos com aluguéis adicionais que não estavam previstos no planejamento. Mas não se engane, pois dificilmente a construtora concordaria com essa medida, o que leva o comprador a acioná-la na justiça.
Risco na entrega
Pessoas que compram imóveis na planta possuem um dos dois (ou os dois) objetivos: ter um lugar novo e personalizado para morar ou vender o imóvel pronto para obter lucro em cima do negócio.
No entanto, esse sonho pode se tornar um pesadelo. Existem muitos riscos envolvidos em torno de um empreendimento em construção. O atraso, como pontuamos, é somente um deles. Além disso, os proprietários podem se deparar com diversas “surpresas” no imóvel, tais como:
- materiais de acabamento diferentes ou com qualidade inferior do que aqueles listados no memorial descritivo;
- imóvel muito diferente do que foi apresentado na maquete;
- falta de acabamento em algumas áreas do imóvel;
- cômodos com áreas menores que as previstas.
Já pensou se a construtora ou a incorporadora decretam falência? Esse também é um risco, especialmente se considerarmos que estamos vivendo uma crise econômica. Se a empresa não tiver mais condições de manter sua atividade, os problemas serão inúmeros. Além de não entregar o imóvel, uma ação judicial para reaver os valores pagos pode demorar muito tempo.
Localização
Além do atraso e dos riscos, podemos apontar como uma das desvantagens de comprar imóvel na planta a localização. Em geral, os melhores locais de uma cidade estão próximos ao centro. É na região central onde há melhor infraestrutura de comércio e de serviços, além de transporte público.
Até por isso, é muito raro encontrar terrenos disponíveis para construir novos empreendimentos. Afinal, casas, condomínios residenciais e comerciais já ocuparam tais lugares. Por isso, em muitos casos, os imóveis novos, ainda na planta, se localizam em regiões mais distantes do centro.
Se você e sua família têm uma vida ativa na região central, certamente a localização será uma das desvantagens de comprar imóvel na planta.
Tamanho do imóvel
Apartamentos de 150 m², com 4 quartos e 3 banheiros. Qual seria o valor de um apartamento novo com essas características? Certamente, algo próximo a R$ 1 milhão em grandes capitais. O tamanho de um imóvel na planta, cujo valor seja viável para as pessoas, precisa ser reduzido.
E essa é mais uma das desvantagens de comprar imóvel na planta. Será muito raro encontrar um apartamento com bom tamanho se você precisar de um. O investimento das construtoras atualmente está focado em imóveis menores, considerando inclusive que as famílias não são tão numerosas.
Por isso, se o tamanho for um fator importante para sua família, o imóvel na planta pode não ser uma opção.
Despesas extras além do custo da compra
Você sabia que muitas pessoas consideram somente o valor de um imóvel na planta em seu planejamento financeiro? E, mesmo assim, imaginam um limite de valor, sem considerar exatamente seus desejos e eventuais custos extras.
Essa é uma das desvantagens de comprar imóvel na planta que poucos conhecem. Não basta a entrada e o eventual financiamento após a entrega das chaves. É claro que você pagará pelos juros (ou pelas taxas do consórcio). Mas você considerou um acréscimo no valor do imóvel caso opte por personalizar seu apartamento? E os custos no cartório?
As desvantagens de comprar imóvel na planta não são poucas e devem ser consideradas antes de tomar uma decisão. Atraso na obra, localização ruim e imóvel pequeno são algumas delas.
Se você já fez a aquisição e está enfrentando problemas para que seus direitos sejam respeitados, procure auxílio jurídico. As construtoras nem sempre obedecem aos contratos e às leis. Fale conosco!