Para quem não tem pressa para mudar, o imóvel na planta é uma opção interessante. Mas o que preciso saber para comprar um imóvel na planta? É preciso ter alguns cuidados e buscar conhecimento antes de fechar uma transação tão importante. Veja!
O que preciso saber para comprar um imóvel na planta?
Você já ouviu falar em INCC? Sabe que o contrato é apenas uma promessa de compra e venda? Veja o que preciso saber para comprar um imóvel na planta!
Comprar imóvel na planta: A construtora deve ter uma boa reputação
A primeira resposta para o que preciso saber para comprar um imóvel na planta é a reputação da construtora.
Uma empresa de construção civil deve ter um bom relacionamento com seus clientes, baseado em boa-fé e transparência. Além disso, deve:
- ter experiência em seu segmento de atuação;
- cumprir suas obrigações conforme os contratos;
- e, claro, ter qualidade.
Por isso, é importante que o comprador busque saber mais sobre a construtora ou a incorporadora. Informações no Procon, em outros órgãos de proteção do consumidor e na internet são importantes para saber se ela é confiável. Certificados de qualidade (ISO) também são bem-vindos.
Busque por empreendimentos já entregues e por comentários de moradores desses locais. Eles poderão dar seu parecer sobre a relação com a empresa.
A obra pode ser acompanhada de perto
Você já reparou que em muitas cidades existem os “prédios fantasmas”? Em geral, eles aparecem quando o construtor perde seu poderio financeiro e deixa a obra pela metade. Há também os casos em que existe todo um marketing em torno do empreendimento, mas ele nunca teve uma estrutura visível.
Para evitar esses problemas, o que preciso saber para comprar um imóvel na planta? Que a obra pode ser acompanhada de perto!
Antes de fechar o negócio, visite o empreendimento onde você pretende comprar o imóvel. Isso ocorre bastante quando o estande de venda não se situa no mesmo local. Essa medida também é importante para que o comprador tenha noção do comportamento da vizinhança.
Ao longo da construção, continue visitando o local para acompanhar a obra também.
A maquete do empreendimento tem uma razão de ser
A maquete não é apenas para que os clientes vejam como determinado empreendimento é bonito. Ela é a representação do empreendimento. Por ela, você consegue perceber pontos importantes do seu apartamento, como a incidência de sol.
Apartamentos da face norte do prédio têm maior incidência de sol do que os imóveis da face sul. A vista também pode ser melhor compreendida a partir da maquete. E cada escolha que você faz influencia no preço e na valorização, em caso de revenda.
Você pode pedir a documentação completa
Analisar toda a documentação referente ao empreendimento é uma medida cuidadosa para entender a transação imobiliária. Mas o que preciso saber para comprar um imóvel na planta quando o assunto é documentação?
Em primeiro lugar, o registro do imóvel e o memorial descritivo da obra. O primeiro aponta para a legalidade do empreendimento. O segundo contém a lista de materiais e de equipamentos que serão utilizados na obra (pias, revestimentos, metais, acabamentos, elevadores etc.).
Peça também uma minuta do contrato para saber tudo que está incluído na transação. Há construtoras que, para ganhar um pouco mais, cobram um valor de assessoria técnico-imobiliária no estande de vendas (cerca de 0,88% do valor do imóvel). Ela não é necessária.
Comprar imóvel na planta: Uma vida financeira organizada evita sustos
O que preciso saber para comprar um imóvel na planta? Que você precisa ter uma vida financeira organizada. Na hora de comprar um apartamento na planta, por exemplo, existem alguns custos que devem ser considerados.
Além da parcela do imóvel, há as prestações intermediárias, que costumam ter um valor mais alto do que a mensalidade. Lembre também que as parcelas não pagas sofrem correção do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).
Por fim, considere 3% do valor do imóvel para despesas de cartório e para pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Ao se perguntar o que preciso saber para comprar um imóvel na planta, tenha em mente que as respostas são amplas. Elas envolvem a construtora, o acompanhamento da obra, a documentação necessária e, claro, sua vida financeira.
Em alguns pontos, é preciso ter um cuidado maior, como no caso da documentação. O auxílio de um advogado pode evitar dores de cabeça futuras, inclusive. Converse conosco!