Imóvel novo ou na planta: quais as diferenças?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Quais as diferenças de comprar um imóvel pronto e um imóvel ainda na planta_1

Você decidiu comprar um apartamento, mas não sabe se adquire um imóvel pronto ou na planta. Existem algumas diferenças entre as duas transações, ambas com vantagens e desvantagens. O ponto principal é saber suas necessidades e a finalidade da compra. A partir disso, é possível decidir se deseja um imóvel pronto ou na planta.

Confira a seguir alguns pontos sobre o tema para que você faça a melhor escolha.

 

Documentação de imóvel pronto ou na planta

Existem diferenças entre a documentação de imóvel pronto ou na planta? Sim. De forma geral, a documentação de um imóvel na planta é menos burocrática. Isso porque inicialmente envolve somente uma promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.

Além disso, não há envolvimento de terceiros, como os atuais proprietários. Restringe-se somente ao comprador e à construtora. 

No imóvel pronto, o comprador deve analisar o histórico do imóvel para identificar eventuais pendências. Precisará, de igual maneira, pagar o imposto de transferência do bem, realizar alterações no cartório e outras burocracias.

 

Custo da transação

Quando pensamos no custo da compra de um imóvel pronto ou na planta, também há diferenças.

O valor de um imóvel na planta costuma ser bem mais barato, porque o bem ainda não existe. É um risco, portanto, e para compensá-lo a construtora baixa o valor. Como esse risco não está presente em um imóvel pronto, seu preço costuma ser mais alto, já dentro do mercado imobiliário.

De toda maneira, em ambas as transações há custos com registro do imóvel. E também com juros e taxas, se for o caso de fazer financiamento ou consórcio.

 

Segurança

Um grande problema em torno da compra de imóvel na planta é o atraso na entrega. Ou, ainda, o risco de não finalizar o empreendimento. Como pontuamos, existe apenas uma promessa de compra e venda, sem garantia de que a unidade será construída de fato. 

Para além dos problemas jurídicos que isso pode causar, o consumidor se sentirá bastante frustrado diante dessa situação. Por isso, deve-se ponderar se a segurança de ter um imóvel é primordial para o comprador. Nesse caso, a melhor opção é comprar um imóvel pronto, em que não há esse risco.

Uma maneira de minimizar os riscos que envolvem a compra de um imóvel na planta é checar a reputação da construtora. Entretanto, isso também não é garantia.

 

Estrutura do imóvel

Para quem deseja saber exatamente como é o imóvel, a única saída é comprar um imóvel pronto. Afinal, ele já está pronto para morar. Isso permite ao comprador ver as possibilidades e a necessidade de eventuais reformas e projetos de decoração. Assim, o imóvel será personalizado com seu gosto.

Já o imóvel na planta tem apenas uma estrutura projetada, que pode ser vista no modelo decorado. Existe, sim, a possibilidade de customização do interior – como ampliar um cômodo, alterar sua disposição, escolher acabamentos e outros detalhes. Mas é impossível saber como será exatamente o imóvel, mesmo com o memorial descritivo.

 

Valorização do imóvel

Por fim, esse último ponto para avaliar na hora de pensar em um imóvel pronto ou na planta. Na verdade, ambos serão valorizados com o tempo. O mercado imobiliário é, de certa forma, estável e sofre valorização constante. Melhorias no entorno, como infraestrutura de serviços, comércio e vias de acesso, são grandes aliadas, inclusive.

A diferença é que um imóvel na planta é comprado por um valor mais acessível. Assim que fica pronto, ele se insere no patamar do mercado imobiliário e apresenta uma valorização relevante.

Comprar um imóvel pronto ou na planta é uma decisão que deve ser tomada após muito estudo sobre as prioridades do comprador. Nem sempre o que é importante para um consumidor será para outro.

Em todo caso, é fundamental sempre se atentar às questões legais envolvidas na compra de um imóvel. 

Está com dúvidas? Converse conosco!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp