Comprar imóvel na planta: 5 cuidados essenciais na negociação

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.

Comprar imóvel na planta é o sonho de muitas pessoas, e isso é bastante compreensível. O negócio é mais vantajoso financeiramente, se comparado com outros tipos de transações. Ao mesmo tempo, o consumidor recebe um imóvel novo, que pode ter a cara dele. Mas, para garantir uma boa compra, é preciso estar atento a alguns pontos fundamentais. Veja quais são!

Comprar imóvel na planta: 5 cuidados essenciais

Você sempre sonhou com um imóvel novo? Se puder esperar a finalização da obra, comprar imóvel novo pode ser um bom negócio para você.

Algumas pessoas dão uma entrada maior e financiam com a construtora o restante (lembrando que, caso você tenha assinado financiamento bancário, não é possível propor ação judicial de distrato. Consulte-nos a respeito). Outras, possuem o dinheiro em mãos para comprar à vista. Seja qual for a sua situação, é preciso ter cuidado antes de fechar a compra. O que sempre recomendamos, é consultar um advogado.

Afinal, existem alguns riscos que você corre ao comprar imóvel na planta. Fraudes, promessas não cumpridas, atraso na obra, vícios e defeito na construção, dentre outros.  Estes, são apenas alguns dos problemas mais frequentes. No entanto, algumas práticas minimizam esses riscos, por ocasião da compra de um imóvel na planta.

 

#1 – Avalie seus critérios e seu orçamento

Comprar imóvel na planta custa bastante dinheiro. Mesmo que haja redução no valor, comparado ao imóvel já pronto, é um grande montante. Por isto, antes de começar sua busca pelo imóvel perfeito, avalie seus critérios e seu orçamento. 

Esta é uma transação de longo prazo, que envolverá, em muitos casos,  recursos financeiros futuros. Seu planejamento financeiro deve considerar os custos desta compra, sem que eles influenciem no padrão de vida.

Existe um tamanho ideal de prestação que cabe no bolso, e isto deve ser avaliado.

Após este cálculo, já é possível definir os critérios aos quais o imóvel deve atender. Localização, potencial de valorização, tamanho e outros fatores deverão ser analisados. Assim, você encontra um imóvel adequado para seu perfil e condições.

Lembre-se que, ao ter que desistir da compra do imóvel novo, não quer dizer que seu sonho acabou, e sim que, apenas foi adiado.

 

#2 – Consulte a reputação da construtora

Reclame Aqui, redes sociais, sites de tribunais e do Procon. Essas quatro fontes de informação podem dizer bastante sobre a construtora responsável pelo seu futuro imóvel. Para evitar problemas, é fundamental consultar a reputação da empresa antes de fechar o negócio (a prática de contratar advogado antes de fechar algum grande negócio, não é comum aqui no Brasil. Já nos EUA, é muito comum). Não basta apenas conversar com o corretor imobiliário (alertamos que, muitas vezes, o corretor ou representante da construtora, irá levar você em erro) no estande de vendas. Para comprar imóvel na planta, é preciso dedicar um tempo para analisar o histórico da construtora, dentre outros.

Além desses sites, você deve visitar outros empreendimentos já lançados pela construtora. Converse com moradores para saber se houve vícios ou defeitos na construção do imóvel, ou atraso na entrega da obra. Os problemas tendem a se repetir.

 

#3 – Visite a obra

Se você buscou referências de imóveis anteriores, nada mais certo do que visitar o local de construção do seu futuro imóvel. Muitos estandes de vendas ficam em locais mais movimentados, longe do empreendimento. Confiar apenas na descrição feita nos materiais de publicidade é um erro.

Por isto, ao visitar a obra, pense em alguns fatores que podem influenciar na sua decisão. Um empreendimento situado em uma rua com problema de drenagem pode ser um caos em épocas de chuva. Caso exista uma feira na rua todo sábado, por ex.? Mais uma vez, converse com os moradores do local antes de comprar imóvel na planta.

 

#4 – Avalie a maquete e os documentos do empreendimento

A maquete não é um objeto de decoração, mas um dos instrumentos de sua tomada de decisão. Ela retrata seu futuro imóvel. Por isso, analise o que a compõe. Tire fotos ou filme as maquetes, guarde folders, trocas de mensagens via whatsapp, com corretor afirmando alguma coisa. Estes procedimentos, servirão como meio de prova em uma futura rescisão contratual. Verifique onde bate mais sol, por ex. A distribuição dos cômodos é realmente compatível com a do imóvel em si?

Além da maquete, dê atenção aos documentos para evitar problemas. Peça uma cópia do memorial da obra, e, caso não exista, não continue a negociação. Antes do início de qualquer negociação imobiliária, as incorporadoras têm o dever de registrar no cartório um conjunto de documentos:

  • Prova da propriedade do terreno.
  • Cálculo da área do imóvel.
  • Projeto de construção aprovado pela prefeitura.
  • Descrição do acabamento e material a ser utilizado.

Tudo isto consta no memorial da obra. Assim, é imprescindível que você tenha acesso a estas informações antes de fechar o negócio.

 

#5 – Guarde todos os registros da oferta

Antes de comprar imóvel na planta, guarde os registros da oferta (seja as existentes em um site, como o material publicitário). Assim, como os documentos, eles podem ser utilizados em uma eventual discussão jurídica. É uma forma de se prevenir em caso de litígio. Folhetos promocionais, e-mails trocados com corretores, memorial descritivo. Seja ativo na hora de fazer perguntas para ter as respostas necessárias. E, caso queira, pode registrar tudo em um cartório de registro de títulos e documentos.

 

Fique atento!

Comprar imóvel na planta pode ser uma grande dor de cabeça se não há atenção para esses cuidados. Por isso, analise todos os pontos que listamos antes de fechar uma negociação.

Está com um problema na compra do imóvel? Entre em contato conosco!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp