Comprar imóvel na planta é uma das boas opções para quem deseja ter um imóvel novo e com um preço mais atraente. No entanto, será que compensa comprar imóvel na planta? Afinal, ele ainda não está pronto. Confira os prós e os contras dessa transação!
Como é comprar imóvel na planta?
Para saber se compensa comprar imóvel na planta, os interessados devem conhecer como é essa modalidade de compra.
De forma simples, o comprador auxilia a incorporadora a financiar todos os custos da construção. O valor total pode ser dividido em uma entrada generosa e parcelas mensais, incluindo taxas, ao longo da construção e após a entrega das chaves.
Enquanto a construção estiver ocorrendo, os valores das parcelas são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Trata-se de uma taxa de inflação da construção civil. O INCC também atinge o saldo devedor mensalmente, e isso aumenta o valor final do imóvel.
Após a entrega do apartamento, o valor restante também sofre correção devido aos juros negociados com a instituição financeira.
Portanto, ao pensar em comprar imóvel na planta, não considere somente o valor da parcela inicial. Leve em consideração o INCC e as eventuais parcelas intermediárias. Dessa forma, é possível se organizar financeiramente para fazer a transação.
Agora você sabe o básico da operação de comprar imóvel na planta. Veja algumas questões para analisar se compensa ou não fazer essa transação.
Comprar imóvel na planta sai mais barato?
Nem sempre comprar imóvel na planta sai mais barato. Isso depende:
- do valor dado na entrada;
- do tempo de financiamento necessário para quitar o valor integral;
- das ofertas existentes no mercado.
Em tempos de crise, é possível encontrar apartamentos prontos, com menos de 10 anos, a preços mais baixos do que o de mercado. Há casos em que o comprador encontra imóveis recém-lançados a preço menor do que o inicial. Isso pode acontecer quando o dono não consegue pagar as parcelas.
Por outro lado, se o comprador deseja um imóvel novo e tem todo o dinheiro em mãos, pode ser uma transação vantajosa.
Quais as vantagens e desvantagens de comprar imóvel na planta?
As vantagens de comprar imóvel na planta são muito interessantes. A primeira delas é que o comprador consegue personalizar, em alguma medida, seu imóvel. Portas, revestimentos, acabamentos, azulejos e outros detalhes podem ser alterados.
Um outro benefício é o poder de negociação. Se o comprador possuir todo o recurso necessário em mãos, isso se torna ainda mais relevante. Mesmo se não tiver, pode se beneficiar de uma entrada parcelada, pois esse valor é dividido pelo tempo de construção.
Por fim, uma vantagem provável é a valorização. Ainda que não exista garantia de que um imóvel na planta vá se valorizar, é uma possibilidade real. Inclusive, esse é o motivo pelo qual muitas pessoas optam por comprar imóvel na planta. Elas sabem que uma futura venda pode trazer mais lucro.
Mas também existem desvantagens na compra de um imóvel na planta. Veja algumas:
- Os imóveis na planta são exibidos em espaços simulados ou em maquetes, mas é possível receber um resultado bem diferente do esperado.
- Existe risco de não receber o imóvel, pois a responsável pela obra pode decretar falência, o que ocasionaria uma disputa judicial.
- O interessado se compromete financeiramente por muitos anos, entre 12 a 30 anos depois da entrega, até finalizar o pagamento.
- É possível que os reajustes façam o valor inicial subir mais do que o suportado pelo comprador.
Posso não receber o imóvel?
Essa é uma questão muito importante e que merece destaque. Há, sim, o risco de não receber o imóvel. Na prática, ainda não existe um bem, somente uma promessa de compra e venda desse bem.
E se a construtora ou incorporadora quebrar no meio da construção? Em muitos casos, a via judicial é o único caminho para resolver a questão. No entanto, se há falência ou recuperação judicial da empresa, é sinal de que ela não possui recursos financeiros para honrar compromissos.
Ao cogitar comprar imóvel na planta, leve em consideração as vantagens e as desvantagens da transação, bem como os riscos.
Em caso de necessidade, acione um advogado especialista em direito imobiliário para ajudá-lo na questão. Se precisar, estamos à disposição. Converse conosco!