6 cuidados na hora de comprar imóvel na planta

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Comprar-imóvel-na-planta

Os interessados em comprar um apartamento possuem algumas transações interessantes à sua disposição. Mas isso não significa que não devem tomar alguns cuidados na hora de comprar imóvel na planta, por exemplo.

 

Essa transação, especificamente, demanda uma análise criteriosa antes do fechamento do negócio. Veja 6 cuidados na hora de comprar imóvel na planta!

 

Cuidados na hora de comprar imóvel na planta

Avalie se a economia realmente vale a pena

Muito se diz que comprar um imóvel na planta é financeiramente vantajoso. De fato, pode significar uma economia entre 20% e 30%. Estima-se que possa chegar a 50% a valorização de um imóvel desse tipo, em alguns casos.

 

Por causa disso, os clientes se empolgam, mas não tomam certos cuidados na hora de comprar imóvel na planta. São problemas muito comuns:

 

  • atraso na entrega;
  • revestimentos trocados;
  • fraudes;
  • má qualidade de acabamentos.

 

Diante desse cenário, é preciso avaliar se a economia realmente vale a pena.

 

Esteja ciente e seguro de sua decisão

Entre os cuidados na hora de comprar imóvel na planta, estar ciente e seguro da decisão de compra é fundamental. Isso porque o interessado deve estar com o planejamento financeiro feito antes de assumir uma obrigação considerável como a compra de um imóvel.

 

Existem pessoas que não se planejam de forma adequada, errando cálculos e comprometendo seu orçamento. Afinal, devem ser considerados:

 

  • valor de entrada;
  • prestações;
  • parcelas intermediárias;
  • taxas e documentação.

 

Além do aspecto financeiro, existe também o aspecto da necessidade. O imóvel deve ser adequado ao seu objetivo.

 

Busque informações sobre a empresa e sobre o empreendimento

Uma compra tão importante quanto a de um imóvel deve ser precedida de pesquisa. Buscar informações sobre a construtora e sobre o empreendimento é, por isso, um dos cuidados na hora de comprar imóvel na planta.

 

Converse bastante com o corretor imobiliário, mas não se limite a isso. Busque saber a reputação da construtora e de outros empreendimentos construídos. Reclamação de clientes na internet, ações judiciais e outras questões podem ajudá-lo a decidir melhor.

 

Visitar obras concluídas para analisar a estrutura, bem como visitar a obra em andamento, também são medidas importantes. Elas dão mais segurança e embasam sua decisão.

 

E, claro, não se esqueça de avaliar a maquete, porque ela deve representar fielmente o empreendimento.

 

Verifique o prazo de entrega

Um dos problemas mais comuns quando o assunto é imóvel na planta é o atraso na entrega. Ao fechar um contrato de compra e venda, a construtora estabelece o prazo da entrega. A eventual tolerância ou carência para atraso, de acordo com a lei, é de no máximo 180 dias.

 

Porém, um dos cuidados na hora de comprar imóvel na planta é analisar se o prazo de entrega atende aos seus desejos. Se você precisa se mudar em dois anos, mas a entrega está prevista para três anos, não é uma opção viável.

 

Guarde a oferta e os documentos do apartamento na planta

O cliente que se dirige ao estande de vendas de um apartamento na planta recebe vários folders e materiais publicitários. Nesses documentos, estão a apresentação resumida do imóvel e do empreendimento. E, em alguns casos, valores e cálculos feitos pelo corretor de imóveis.

 

Tudo isso é de extrema importância para o caso de existir alguma disputa futura. Por isso, um dos cuidados na hora de comprar imóvel na planta é guardar a oferta e os documentos do apartamento.

 

O memorial de incorporação, por exemplo, deve estar registrado no cartório de imóveis junto com outros documentos. Isso prova a propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado e outros. Você pode solicitá-los, inclusive.

 

Fique atento para não pagar taxas indevidas

Por fim, mas não menos importante, as taxas indevidas são muito comuns no mercado imobiliário. 

 

A taxa SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) é bastante cobrada. No entanto, ela é indevida e deve ser sempre opcional. Ela se refere ao serviço prestado pelos advogados da própria construtora. Ou seja, ocorre uma dupla remuneração, porque os profissionais já são pagos pela empresa.

 

A cobrança de taxa de condomínio ou IPTU antes da entrega das chaves também é ilegal. Isso vale ainda para a taxa de anuência (multa cobrada a quem vende o imóvel antes da conclusão).

 

Alguns cuidados na hora de comprar imóvel na planta são essenciais para que o consumidor faça uma boa compra. Ele deve conhecer seus direitos para que não seja prejudicado.

No entanto, em caso de abuso por parte da construtora, é fundamental buscar auxílio jurídico para se proteger. Converse conosco!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp